Daremos como exemplo um desastre aéreo, onde os sobreviventes encontram-se em lugar ermo e inóspito, sem sinais de civilização:
1 – PRIMEIROS PROCEDIMENTOS
- a) verifique, no caso de acidente, se há pessoas inconscientes, feridas e a gravidade das lesões; geralmente, os que gritam estão em melhor estado aos que apresentam-se inconscientes; tome muito cuidado com o combustível da aeronave, e só tenha certeza da segurança quando o combustível derramado evaporar-se por completo;
- b) providencie os primeiros socorros; as vítimas mais graves deverão sêr atendidas prioritariamente (como as que apresentam grandes hemorragias). Procure deitar ou recostar os feridos em posição que lhes dêem alívio ou conforto;
- c) a remoção dos feridos do objeto do acidente (avião) será feita com todo o cuidado, principalmente tratando-se de casos de traumas, quando deverá atentar-se para a integridade da coluna do acidentado;
- d) providencie logo após proteção contra o vento, chuva, frio e insetos para todos, mas priorizando os feridos;
- e) arme, o mais rápido que puder, com o auxílio de outros integrantes da jornada, um abrigo temporário, onde poderão sêr usados materiais do objeto do acidente ou bagagem dos passageiros, ou, na ausência deles, galhos ramados, pedras, madeira, etc.; procure indícios de civilização pelo local;
- f) verifique o estado do rádio, GPS, bússola e baterias da aeronave;
- g) Procure e estoque todo tipo de provisão, como água e comida;
- h) se necessário for fazer uma fogueira, não perca tempo, tomando os devidos cuidados com a mata e com os destroços do objeto sinistrado, que ainda contém combustível;
- i) trate de organizar o acampamento; a cada indivíduo válido, dê um encargo ou encargos a cumprir (isto fará que os mantenham ocupados, amenizando o medo). Coloque toda a provisão de boca e o equipamento a cargo de um só indivíduo;
- j) procure juntar todo o material combustível que puder;
- k) procure uma fonte d’água potável;
- l) descubra se nas vizinhanças do local sinistrado existem animais ou plantas comestíveis;
- m) de início a um diário. Registre a data, as condições do tempo e causas prováveis do acidente; o local estimado; nome dos integrantes do sinistro; as provisões existentes, assim como a água e equipamentos;
- n) montar acampamento próximo ao objeto do sinistro é sempre a melhor opção, por ser mais fácil de ser encontrado por equipes de busca. Só abandone o local quando tiver certeza de que se encontra a pouca distância (a pé) do socorro.
1.1 – SINALIZAÇÃO
- É muito difícil avistar do ar um homem ou um grupo no mato. Por isso, os procedimentos de sinalização é um tópico vital para pessoas perdidas ou sinistradas. Sendo assim, procure entrar em contato com o “mundo exterior” sem perda de tempo.
- espelho: sempre que uma aeronave de busca estiver com o sol atrás de si, é grande a possibilidade da equipe avistar o reflexo de um espelho emitindo sinais; na falta de um espelho, pode-se usar uma lata polida;
- fogueira: procure manter uma fogueira sempre acesa, para o caso de uma equipe de salvamento aparecer de repente, podendo avistá-lo durante o dia (fumaça) ou noite (chama);
- sinais terra-ar: os sinais deverão ser construídos em local aberto e, preferencialmente, livre de vegetação. Pode-se usar panos, madeira, destroços, sulcos na terra, etc. Ao dispor de sinais (símbolos) no chão, faça-os em dimensões avantajadas, para poderem ser vistos do ar. Abaixo, você visualiza a tabela para confecção de sinais terra-ar:
- Sinais luminosos terra-ar e ar-terra:
Á noite use as lanternas elétricas de mão (denominadas “flashlights”), as luzes de reconhecimento da aeronave sinistrada ou o lampejar do rádio. Qualquer luz pode ser percebida quando em terreno sem obstruções por uma equipe de resgate.- SOBREVIVENTE –
luz verde: entendido.
luz vermelha: não entendido ou necessitando auxílio. - AERONAVE DE BUSCA –
luz verde: avistados ou entendidos os sinais.
luz vermelha: não entendido ou não localizado.
Lembre-se que toda aeronave possui luzes de posição piscantes nas extremidades das asas; na asa de bombordo (direita) sempre haverá uma luz verde, e na de estibordo (esquerda) haverá uma luz vermelha. Isto é muito importante, pois, ao avistar um avião de busca à distância, por intermédio destas luzes piscantes você poderá definir a direção que o mesmo está tomando. Por exemplo:
Avistando o traço da aeronave no horizonte, nota-se que pelo lado esquerdo do sobrevivente que olha, a luz verde pisca ininterruptamente: isto significa que aquele é o lado direito do avião, e, consequentemente, o mesmo vêm na direção dos sobreviventes.
1.2 – COMUNICAÇÃO:
ALFABETO DA ONU
Para comunicações por rádio, utiliza-se o alfabeto da ONU válido em todo o planeta, para transmissões em que é necessário soletrar palavras, repetir pausadamente e informar prefixos. Abaixo, segue a tabela contendo a letra em questão, e o som fonético em que ele deverá ser pronunciada:
ALFABETO FONÉTICO | |||
A | ALFA | N | NOVEMBER |
B | BRAVO | O | OSCAR |
C | CHARLIE | P | PAPA |
D | DELTA | Q | QUEBEC |
E | ECHO | R | ROMEU |
F | FOX-TROT | S | SIERRA |
G | GOLF | T | TANGO |
H | HOTEL | U | UNIFORM |
I | INDIA | V | VICTOR |
J | JULIET | X | X-RAY |
K | KILO | Y | YANKEE |
L | LIMA | W | WISKEI |
M | MIKE | Z | ZULU |
* Na América do Sul, geralmente, usa-se a palavra XINGU para denominar a letra X.
CÓDIGO MORSE
- Um traço é igual a três pontos.
- O espaço entre os sinais formando a mesma letra é igual a um ponto.
- O espaço entre duas letras é igual a três pontos.
- O espaço entre duas palavras é igual a sete pontos.
CÓDIGO MORSE | |||
A | .- | S | … |
B | -… | T | – |
C | -.-. | U | ..- |
D | -.. | V | …- |
E | . | W | .– |
F | ..-. | X | -..- |
G | –.- | Y | -.– |
H | …. | Z | –.. |
I | .. | 1 | .—- |
J | .— | 2 | ..— |
K | -.- | 3 | …– |
L | .-.. | 4 | ….- |
M | — | 5 | ….. |
N | -. | 6 | -…. |
O | — | 7 | –… |
P | .–. | 8 | —.. |
Q | –.- | 9 | —-. |
R | .-. | 0 | —– |
Marcas de pontuação e sinais combinados:
ACENTUAÇÃO DO CÓDIGO MORSE | |||
PONTO FINAL ( . ) | .-.-.- | ASPAS ( ” ) | .-..-. |
VIRGULA ( , ) | –..– | DUPLO HÍFEN | -…- |
DOIS PONTOS OU SINAL DE DIVISÃO (:) | —… | ENTENDIDO | …-. |
PONTO DE INTERROGAÇÃO (?) | ..–.. | ERRO | …….. |
APÓSTROFO | .—-. | CRUZ OU SINAL DE ADIÇÃO (+) | .-.-. |
HÍFEN, TRAÇO OU SINAL DE SUBTRAÇÃO (-) | -….- | CONVITE Á TRANSMISSÃO | -.- |
É | ..-.. | ESPERA | .-… |
BARRA DE FRAÇÃO OU SINAL DE DIVISÃO (/) | -..-. | FIM DE ESPERA | …-.- |
PARÊNTESES ESQUERDA ( ( ) | -.–. | SINAL DE PARTIDA OU INÍCIO | -.-.- |
PARÊNTESES DIREITA ( ) ) | -.–.- | SINAL DE MULTIPLICAÇÃO |
CÓDIGO “ Q “
CÓDIGO Q | |
QAP | NA ESCUTA |
QRA | NOME DA ESTAÇÃO OU NOME DO OPERADOR |
QRB | DISTÂNCIA APROXIMADA |
QRC | QUEM PAGA OU PAGARÁ AS CONTAS |
QRD | AONDE VAI E DE ONDE VEM |
QRE | A QUE HORAS PENSA EM CHEGAR AO DESTINO? |
QRI | TONALIDADE DA EMISSÃO: 1-BOA2-VARIÁVEL3-RUIM |
QRJ | CHAMADA RADIOTELEFÔNICA |
QRK | CLAREZA DOS SINAIS: 1-RUIM2-POBRE3-RAZOÁVEL4-BOA5-EXCELENTE |
QRL | OCUPADO |
QRM | INTERFERÊNCIA: 1-NULA2-LIGEIRA3-MODERADA4-SEVERA5-EXTREMA |
QRN | ESTÁTICA: 1-NULA2-LIGEIRA3-MODERADA4-SEVERA5-EXTREMA |
QRO | AUMENTAR POTÊNCIA |
QRP | DIMINUIR POTÊNCIA |
QRQ | TRANSMITIR MAIS DEPRESSA |
QRR | OPERAÇÃO AUTOMÁTICA |
QRS | TRANSMITIR MAIS DEVAGAR |
QRT | CESSAR A TRANSMISSÃO |
QRU | TEM ALGUMA NOVIDADE PARA MIM? |
QRV | PRONTO E ÁS SUAS ORDENS |
QRW | AVISAR A QUEM ESTÁ CHAMANDO |
QRX | AGUARDE |
QRY | ORDEM DE VEZ |
QRZ | QUEM ESTÁ CHAMANDO? |
QSA | INTENSIDADE DO SINAL: 1-PERCEPTÍVEL2-FRACA3-SATISFATÓRIA4-BOA5-ÓTIMA |
QSB | INTENSIDADE COM VARIAÇÃO |
QSC | CARGA |
QSD | MANIPULAÇÃO COM DEFEITO |
QSE | DESLOCAMENTO ESTIMADO |
QSF | SALVAMENTO REALIZADO |
QSG | TRANSMITIR |
QSH | RETORNAR |
QSI | VOCÊ CONSEGUE INTERROMPER MINHA TRANSMISSÃO? |
QSJ | DINHEIRO OU TAXA |
QSK | POSSO INTERROMPER SUA TRANSMISSÃO? |
QSL | ENTENDIDO |
QSM | REPETIR A ÚLTIMA MENSAGEM |
QSN | ESCUTOU-ME? |
QSO | COMUNICADO |
QSP | RETRANSMITIR GRATUITAMENTE |
QSQ | HÁ MÉDICO A BORDO OU (NOME DA PESSOA) ESTÁ A BORDO? |
QSR | REPETIR A CHAMADA NA FREQUÊNCIA DE CHAMADA |
QSS | QUAL É A FREQUÊNCIA A SER USADA? |
QSU | DEVO TRANSMITIR NESTA FREQUÊNCIA? |
QSV | DEVO TRANSMITIR EM SÉRIE DE “V” NESTA FREQUÊNCIA? |
QSW | TRANSMITIR NESTA FREQUÊNCIA |
QSX | ESCUTAR INDICATIVO DE CHAMADA |
QSY | TRANSMITIR EM OUTRA FREQUÊNCIA |
QSZ | TRANSMITIR MAIS DE UMA VEZ |
QTA | CANCELAR A ÚLTIMA MENSAGEM |
QTB | CONTAGEM DE PALAVRAS |
QTC | MENSAGEM A TRANSMITIR |
QTD | O QUE RECOLHEU A EQUIPE DE SALVAMENTO?1-( NÚMERO ) DE SOBREVIVENTES2-RESTOS DE DESTROÇOS3-( NÚMERO ) DE CADÁVERES |
QTE | DIREÇÃO VERDADEIRA EM RELAÇÃO DO RECEPTOR DA MENSAGEM |
QTF | POSIÇÃO DA ESTAÇÃO QUANTO AO CONTROLADOR |
QTG | TRANSMITIR A DOIS TRAÇOS DE DEZ SEGUNDOS CADA |
QTH | POSIÇÃO |
QTI | DIREÇÃO VERDADEIRA |
QTJ | VELOCIDADE EM RELAÇÃO À ÁGUA E O AR |
QTK | VELOCIDADE EM RELAÇÃO À TERRA |
QTL | RUMO VERDADEIRO |
QTM | RUMO MAGNÉTICO |
QTN | HORÁRIO DE SAÍDA |
QTO | SAÍDA |
QTP | CHEGADA |
QTQ | COMUNICAR-SE PELO CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS |
QTR | HORA CERTA |
QTS | TRANSMITIR INDICATIVO DE CHAMADA |
QTT | SINAL SOBREPOSTO |
QTU | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO |
QTV | DEVO FAZER A ESCUTA POR VOCÊ? |
QTW | COMO SE ENCONTRAM OS SOBREVIVENTES? |
QTX | MANTER A ESTAÇÃO ABERTA |
QTY | SEGUIR PARA O LOCAL DO ACIDENTE |
QTZ | CONTINUAR A BUSCA |
QUA | TEM NOTÍCIAS DE…? |
QUB | CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS |
QUC | NÚMERO DA ÚLTIMA MENSAGEM |
QUD | SINAL DE URGÊNCIA |
QUE | USAR TELEFONE |
QUF | SINAL DE PERIGO |
QUG | POUSO FORÇADO |
QUH | PRESSÃO BAROMÉTRICA |
QUI | LUZES DE NAVEGAÇÃO |
QUJ | INDIQUE O RUMO VERDADEIRO PARA CHEGAR A VOCÊ |
QUK | CONDIÇÃO DO MAR |
QUL | CONDIÇÃO DAS ONDAS DO MAR |
QUM | TRÁFEGO NORMAL |
QUN | AUXÍLIO DAS EMBARCAÇÕES PRÓXIMAS |
QUO | BUSCA: 1-AERONAVE2-NAVIO3-EMBARCAÇÕES |
QUP | INDICAR POSIÇÃO POR: 1-REFLETORES2-RASTRO DE FUMAÇA3-SINAIS PIROTÉCNICOS |
QUQ | ORIENTAÇÃO PARA POUSO |
QUR | SOBREVIVENTES ENCONTRADOS |
QUS | AVISTADOS SOBREVIVENTES OU DESTROÇOS |
QUT | MARCAR LOCAL DO ACIDENTE |
QUU | DIRIGIR-SE PARA MINHA POSIÇÃO |
QUW | AREA DE BUSCA |
QUY | MARCAR POSIÇÃO DA EMBARCAÇÃO DE SALVAMENTO |
ABREVIATURAS DE SINAIS
ABREVIATURA DE SINAIS | |
AA | TUDO APÓS |
AB | TUDO ANTES |
ADS | ENDEREÇO |
AR | FIM DE TRANSMISSÃO |
AS | PERÍODO DE ESPERA |
BK | INTERROMPER TRANSMISSÃO |
BN | TUDO DENTRO |
BQ | RESPOSTA |
CFM | CONFIRMAR |
CL | DESLIGAR |
COL | CONFERIR |
CP | CHAMADA GERAL PARA DUAS OU MAIS ESTAÇÕES ESPECÍFICAS |
CQ | CHAMADA GERAL PARA TODAS AS ESTAÇÕES |
CS | INDICATIVO DE CHAMADA |
DDD | IDENTIFICAR MENSAGEM DE EMERGÊNCIA |
DE | “DE” |
DF | POSIÇÃO EM “HORAS” OU “GRAUS” |
DO | POSIÇÃO DUVIDOSA |
E | LESTE |
ER | AQUI |
ETA | HORA ESTIMADA DE CHEGADA |
ITP | CONTAGEM DE PONTUAÇÃO |
K | CONVITE A TRANSMITIR |
KMH | QUILOMETRO POR HORA |
KTS | MILHAS NÁUTICAS POR HORA ( NÓS ) |
MIN | MINUTO |
MPH | MILHAS POR HORA |
MSG | MENSAGEM |
N | NORTE |
NIL | NÃO TENHO NADA PARA VOCÊ |
NO | NEGATIVO |
NW | AGORA |
OK | CONCORDO |
OL | CARTA OCEÂNICA |
P | MENSAGEM PRIVADA |
PBL | PREÂMBULO (REPITA A PERGUNTA ) |
R | RECEBIDO |
REF | REFERÊNCIA |
RPT | REPITA |
RQ | PERGUNTA |
S | SUL |
SIG | ASSINATURA |
SLT | CARTA RADIOMARÍTIMA |
SOS | SOCORRO |
SS | INDICATIVO DE NOME |
SVC | PREFIXO DE MENSAGEM DE SERVIÇO |
SVS | REFERE A MENSAGEM |
TFC | TRÁFEGO |
TKS | OBRIGADO |
TR | ESTAÇÃO MAIS PRÓXIMA |
TTT | SEGURANÇA |
TXT | TEXTO |
VA | FIM DO TRABALHO |
W | OESTE |
WS | PALAVRA DEPOIS |
WB | PALAVRA ANTES |
WD | PALVRA |
XQ | PREFIXO DE COMUNICAÇÃO DE OPERAÇÃO |
XXX | URGÊNCIA |
YES | AFIRMATIVO |
1.3 – PROVISÕES
ÁGUA
- A água será uma das necessidades mais importantes. A primeira providência após cuidar dos feridos e estabelecer os abrigos, será a de procurar água; o ser-humano pode viver semanas sem alimento, mas, sem água, vive-se muito pouco. Para manter-se, mesmo em baixas temperaturas, o organismo humano precisa de pelo menos dois litros de água diários; sua falta leva o homem à falta de eficiência física, baixando consideravelmente sua resistência, induzindo-o à desidratação acelerada e, consequentemente, à morte.
- Toda água deverá ser purificada antes de consumida:
fervura: ferver durante pelo menos um minuto;
iodo: adicionar pelo menos oito gotas de tintura de iodo para cada litro d’água e esperar durante trinta minutos, antes de beber. A água da chuva, quando captada por meio de vasílhas limpas ou por plantas, geralmente pode ser ingerida sem qualquer purificação. - A urina e a água do mar não servem para beber. O conteúdo de sal nelas presentes é demasiadamente alto, agravando consideravelmente a situação do sobrevivente.
ALIMENTOS
- Se a quantidade de água disponível for de um cantil diário por homem, será necessário evitar o consumo de alimentos farinhosos, secos e condimentados;
- Procure comer pelo menos uma vez ao dia (o ideal é duas);
- procure alimentos silvestres, que deverão sêr ingeridos quentes (alimentos cozidos oferecem menor risco), pois são fáceis de digerir e de melhor sabor. O tempo que passar no preparo dos alimentos ajuda a descansar o corpo e a mente.
- Todo alimento que contém amido deve ser cozido, pois cru é indigesto.
FOGO
- Você necessitará do fogo para cozer e também sinalizar.
- Não faça uma fogueira grande demais; as pequenas exigem pouco combustível e são fáceis de controlar.
- No tempo frio, pequenas fogueiras dispostas em volta de um indivíduo produzem efeito muito melhor que uma só grande fogueira.
- Se a fogueira tiver de ser acesa sobre solo molhado, prepare uma plataforma de pedras chatas.
- No caso de você não possuir fósforos, utilize galhos secos, friccionando-os junto à folhagem ou papel também secos. Pode-se usar também pedras duras e lisas para obter fogo através de faíscas.
UTENSÍLIOS
- Se você não tiver a disposição panelas ou outros utensílios para preparar alimentos, pode-se improvisá-los por meio de pedras chatas ou destroços.
- É possível também fabricar panelas com barro, modelando-o ainda úmido e, após sua secagem, queimando-o para endurecer.
VESTUÁRIO
- Não se desfaça de qualquer tipo de roupa ou pano. A roupa pode proteger do frio, do calor, da chuva, de queimaduras pelo sol e de insetos.
- Mantenha sua roupa sempre limpa, pois assim ela durará mais e terá maior poder de isolamento.