Últimas Noticias

FORGOT YOUR DETAILS?

Formação: Responsabilidade Sócio AmbientalBMJV

Trein_crianças_gbc_1_200

 

 

A Formação de Bombeiros Mirins Juvenis Voluntários,  acontecem através de parcerias com outras entidades sociais e voluntários em diferentes regiões com população de baixa renda, oferecendo  o treinamento básico de primeiros socorros, palestras de prevenção de acidentes e combate à incêndios, com atividades

de bombeiro na terra, água, ar e fogo, treinamento de reanimação cardíaca, além de atividades que estimulam o companheirismo, disciplina, preservação do meio ambiente e resgate de vidas.

 

 


 Os encontros São Realizados para:

1º) Bombeiro pré mirim voluntário: de 05 a 09.

2º )  Bombeiro mirim voluntário: de 10 a 13.

3º) Bombeiro juvenil voluntário: de  14 a 17 .

4º) Bombeiro voluntário ajuda humanitária: Acima de 18 anos,  masculino e feminino.

,  com 03 horas aulas, período da manhã das 08:00hs as 11:00hs e a tarde das 14:00hs as 17:00hs,  no:

 

Click nos títulos e conheça seu conteúdo:

1---Elementos-Egipcios-Terra-p

1º encontro as crianças aprendem o tema TERRA: Prevenção de acidentes,  primeiros socorros,  RCP Reanimação Cárdio Pulmonar,  Civismo,  Cidadania,  Meio Ambiente e combate ao trote no serviço de emergência 193.

2-Elementos-Egipcios--água-2p2º Encontro TEMA ÁGUA: Prevenção de Acidentes no Meio Aquático,  Noções de Salvamento Aquático,  Mergulho Livre,  Autônomo e Dependente,  Motonauta e Arrais.

3-Elementos-Egipcios--Ar-p3º Encontro TEMA AR:  Prevenção de acidentes no ar,  Combate ao uso de cerol na linha de pipa,  Quedas de Lage,  Cabos e nós e Salvamento em Altura.

4-Elementos-Egipcios-Fogo_p4º Encontro TEMA FOGO: Prevenção e Combate a Incêndio,  Uso de Extintores,  Mangueiras e Esguichos,  Vazamento de GLP com Fogo e sem Fogo,  Plano de Abandono e Brigada de Incêndio.

Após 04 encontros com carga horária de 12 horas aulas é realizado a formatura e certificação de conclusão da 1ª fase com a presença dos familiares, autoridades e padrinhos sociais,  num evento emocionante.

2ª fase: Há visitas ao quartel do Corpo de Bombeiros, projeto barco escola navegando nas ondas da cidadania,  na Marina da Represa do Guarapiranga,  para as crianças conhecerem um pouco de embarcação,  Grupamento de Rádio Patrulhamento Aéreo no Campo de Marte,  e uma Pista de Combate a Incêndio para uma vivência prática.

3ª fase: Reforço Escolar,  Capacitação em Informática,  Inglês e Espanhol.

4ª fase: Habilidades Esportivas,  Lazer e Cultura.

5ª fase: Curso de Capacitação para Monitor, Instrutor e Educador Ambiental.


 

História dos Quatro Elementos:

Fogo, o primeiro elemento, é associado ao número 1. Em simples resumo, o fogo representa o espírito, a chama interna, a purificação alquímica, algo que se encontra além da matéria, além do pensamento e até mesmo além do sentimento; é algo ainda mais abstrato, aquilo que move o sentimento espiritual no ser humano – e note-se aqui que espiritual não tem nenhuma relação obrigatória com religioso, embora as religiões devessem todas lidar com o espiritual – o que infelizmente nem sempre ocorre.

4-Elementos-Egipcios-Fogo_p

Fogo

Associado ao número 1. O fogo é um símbolo de poder e de belicosidade (guerra) também: o poder do homem primitivo sobre os outros animais se fez impor através do domínio do fogo, tornando assim os humanos mais poderosos que animais inúmeros vezes mais fortes e terríveis. Hoje em dia a lógica prossegue a mesma: os países mais poderosos são aqueles que detêm mais armas de fogo, as quais geralmente representam o ponto final numa discussão política internacional.

2-Elementos-Egipcios--água-2pÁgua

Associada ao número 2. A água representa a emoção, que vem a ser a manifestação material (física) mais próxima do espírito, ou ainda a manifestação espiritual mais próxima da matéria. A emoção fica na fronteira entre o espírito e o pensamento. A água é ondulante, calmante, suave, mas também pode ser uma violenta fonte de terror – basta pensar nos tsunamis que ocorreram no final do ano de 2004 e que deixaram o mundo inteiro boquiaberto. Representa o princípio feminino da adaptabilidade e da persuasão, mas note que, assim como o homem, chamado “sexo forte”, pode usar de sua força para proteger os entes queridos numa demonstração de carinho através da força, da mesma forma uma mulher, chamado “sexo frágil”, pode ser violenta sem uso de força física, mas através de manipulações emocionais. Na verdade, qualidades e defeitos transcendem ao sexo da pessoa, estas comparações se dão no plano da psique e do arquétipo, os quais independem do sexo.

3-Elementos-Egipcios--Ar-pAr

Associado ao número 3. O ÁR é o elemento das ideias, do pensamento, da criatividade, do raciocínio e da filosofia. Após a urgência espiritual que não tem nome e a espontaneidade emocional, naturalmente se desenvolve a necessidade de refinar as emoções – ou seja, educá-las, analisá-las. A grande característica do ser humano é sua criatividade: tudo que há na sociedade foi primeiramente concebido, imaginado, pelo homem. Daí que todos os planos, conceitos, racionalizações e ciência têm ressonância no arquétipo do ar. A intuição está ligada à espiritualidade do fogo; ao se tornar menos abstrata a intuição se transforma em sentimento; e ao se pensar no sentimento começa a análise do mesmo – e este é o processo do ar. Ao mesmo tempo em que representa o desenvolvimento do ser humano através da inteligência, o elemento ar evidencia as armadilhas que o intelecto prega, devido às suas limitações.

1---Elementos-Egipcios-Terra-p

Terra

Associado ao número 4.  Terra é o elemento mais estável entre todos, o mais previsível, relacionado à matéria, à organização das coisas, à manifestação palpável do conceito que surgiu no fogo, foi filtrado pela água e vivificado pelo ar. O elemento do corpo e da casa, e do sustento de ambos. É o elemento menos refinado e mais essencial de todos. Representa o instinto, que atinge os mesmos fins do raciocínio, sem passar pela complexa mecânica do pensamento. Elemento primitivo, referência de certeza, o chão em que se pisa. Contudo, sua estabilidade, que parece permanente, é fonte de total desestrutura quando algo errado acontece, como um terremoto: sendo o elemento mais firme de todos, a eventual instabilidade da terra provoca danos e traumas piores do que quaisquer outros desequilíbrios dos elementos.

 


 

Treinamento Gratuito da BMJV dia 02/08/2015

Galeria de Fotos do Treinos Anteriores

Referência na Internet: VÍDEOS DO YOUTUBE
PASSEIO CICLÍSTICO OSASCO 50 ANOS
David Superação e Bombeiro Caetano.
Masagem Cardiáca no Metrô - Mat- Jornal Nacional
Chama o Bombeiro Incêndio no Coração

Entre em Contato

Click Aqui
TOPO